{Resenha 206} O Projeto Rosie - Graeme Simsion


Bom Dia! Hoje temos a segunda resenha da nossa nova colaboradora Paty \o/ E para hoje ela escolheu o livro O Projeto Rosie do autor Graeme Simsion que conseguiu fazer com que ela tivesse uma leitura maravilhosa *-* Recentemente foi lançado a continuação, O Efeito Rosie, pela editora Record e a Paty já esta lendo ela para trazer para gente o que acho.

Dados do Livros
Titulo: O Projeto Rosie (Livro 1)
Autor: Graeme Simsion
Quantidade de Páginas: 320
Editora Record
ISBN: 9788501402219
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2014
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida, mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Resenha:
Acompanha uma historia de Don, professor de genética em uma universidade, muito inteligente, monitora tudo nos mínimos detalhes e nada pode sair do planejado, ou seja, ele agenda e cronometra tudo num horário rigoroso, tendo uma espécie de t.o.c.. Um homem de 39 anos, não muito sociável com as pessoas, por isso, um homem de poucos amigos. Leva uma vida relativamente boa financeiramente, porém, quando o assunto é mulheres ele não tem tanta sorte assim. A dificuldade de arrumar uma parceira, o leva em um “projeto esposa”, que cria um questionário para encontrar a mulher perfeita. 

Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em boa forma e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica, eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres. No reino animal, eu seria bem sucedido do ponto de vista reprodutivo” 

Depois de alguns encontros e descartes para algumas mulheres, ele conhece Rosie Jarman, uma mulher totalmente diferente do que ele propunha no projeto esposa. O primeiro encontro foi uma catástrofe, além de ser uma mulher que fazia sair um pouco de sua vida regrada. Ele continua indo ao seu encontro para ajudá-la a encontrar seu pai biológico, iniciando, então, o “projeto pai” .

Enquanto me preparava para ir deitar, senti um forte desejo de ligar para Rosie e relatar meu progresso. É lógico que isso não era necessário. É um desperdício de esforço relatar que um projeto está andando de acordo com o planejado, pois essa deveria ser a suposição padrão. A racionalidade prevaleceu. Justo.

Ao decorrer dos acontecimentos e a fixação para o “projeto pai” Don e Rosie acabam se aproximando e revelando suas histórias de vida e a convier com os defeitos e qualidades do outro. Don acaba mudando gradativamente, começando a enxergar as coisas de outro angulo e também quebrando algumas regras. Mas o mais importante, ele aprende a amar alguém com seus defeitos e manias, no entanto, após uma discussão de opiniões, Rosie e Don se afastam por um tempo, abrindo o “Projeto Rosie”. O que mais revela é que se não tivesse um erro dos personagens secundários, nunca haveria “projeto pai”e nunca haveria “projeto Rosie” e Don, estaria ainda comendo lagosta todas terças-feiras.

Don. Ninguém é perfeito. Eva

Se você realmente ama uma pessoa - prosseguiu Claudia-, deve estar preparado para aceita-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela.

Uma história apaixonante, leve e com uma pitada de comédia, nos leva a boas gargalhadas com o personagem Don. A escrita é muito boa, e diferencial, foi uma ótima escolha do autor, levando aos leitores uma aproximação ao personagem e também nos faz sentir que estamos em um filme de Hollywood :-). O personagem Don recordar um pouco do Sheldon de “The big bang theory”, com personalidades bem parecidas, como, por exemplo, problemas de interagir socialmente, uma rotina programada e dificuldade de sentir emoções, no entanto, ao final do livro tem aquele gostinho de que foi uma ótima leitura.

O autor Graeme Simsion, escreveu uma continuação de “projeto Rosie”, nomeada O efeito Rosie (The Rosie effect). O projeto Rosie foi adquirido pela Sony Pictures para uma adaptação ao cinema com os roteiristas Scott Neustadter e Michael H. Weber, também roteirista de (500) Days of Summer( (500) dias com ela) e The fault in our Stars ( A culpa é das estrelas).

Onde Comprar: Amazon - Americanas - Submarino - Saraiva
Resenha por: 

20 comentários:

  1. Eu li esse livro há muiiiiiito tempo. Não me lembro muito bem, mas como a editora lançou o segundo, aproveitei pra pedir os dois logo e ler esse de novo. Infelizmente, eu não gostei muito da nova capa... prefeita essa mais vintage haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  2. As novas capas do livro são lindas também. Não sabia que iria virar um filme bem legal. Irei colocar na lista de leitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Li este livro há um tempo e adorei a história, incrivelmente bem construída e o romance entre os personagens é muito fofo, não consegui desgrudar da história. Vi que uma nova edição foi lançada e acho que vou aproveitar a oportunidade e comprar os dois volumes de uma vez.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Faz muito tempo que quero ler esse livro, porém, nunca tinha parado pra saber mais detalhes dele. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler! Dica anotada! Beijoo

    ResponderExcluir
  5. Oiii Patriicia, como vai?
    É a primeira resenha que leio deste livro e confesso que me apaixonei perdidamente, não sabia que a obra seria assim, achei tão fofa e quero muito mesmo. Parabéns pela maravilhosa resenha, dica anotada.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha!!
    Lembrei do meu livro que ainda está no plástico, acho que será minha próxima leitura.

    Jéssica - Coração Leitor

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Já gostei, é apaixonante e ainda me fazer sorrir. Quero ler!
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  8. O jeito peculiar de Don é bem parecido com do meu marido, e por incrível que parece foi ele quem me deu esse livro de aniversário a uns anos atrás, e amei a história, estou ansiosa para ler o segundo livro. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie
    eu comecei a leitura mas abandonei, estava com expectativas muito alta e infelizmente não se cumpriu muito bem, e essa capa é linda demais, tenho uma amiga que ama esse livro

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, Patricia.
    Confesso que a história não me chama muita atenção, mas adorei a capa do livro.
    Vi que teve uma nova capa, mas essa é a melhor.
    Que bom que os projetos e Rosie serviram para mudar Don.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Já faz um tempo que tô querendo ler esse livro. Acho a premissa interessante e o fato de o personagem lembrar o Sheldon me anima ainda mais a ler o livro, porque aaaamo esse personagem em TBBT!
    Espero ter oportunidade de conferir o livro antes da adaptação lançar nos cinemas, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha ����
    Sempre quis ler esse livro ,tá na minha lista de leitura hahah Agora com essa resenha tenho mais vontade ainda de ler
    http://heartbyheartfic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ouvi falar do livro a pouco tempo, mas nem imaginava do que se tratava. Achei a história muito interessante e espero gostar da leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Hello! Tudo bem?
    Estou louca pra conhecer O Projeto Rosie, ainda mais agora que tem continuação.
    Eu gosto mais dessa capa antiga e amei saber que é historia é fofa e adoro qdo tem humor no meio.
    Muitos elogiam a escrita de Graeme Simsion e fiquei curiosa, vou ler com certeza!
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Eu já estava gostando da história pelo seu texto, mas daí comecei a ler os quotes e amei o personagem! Também me lembra muito o Sheldon de TBBT e a mim até pouco tempo atrás (se algo saía da programação, era quase um apocalipse). Achei a capa fofa, mas os personagens é que me ganharam! Anotadíssimo!

    ResponderExcluir
  16. É a primeira vez que leio uma resenha desse livro, já conhecia a capa e tal mas não sabia exato do que se tratava. Achei bem interessante e sua resenha bem convincente.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi ^^

    Este livro infelizmente tem uma história que não chama muito a minha atenção. Acho que neste momento não seria uma boa leitura, pois estou em busca de outros estilos e isso com certeza influenciaria na experiência, então vou deixar anotado aqui para ler em outro momento.

    ResponderExcluir
  18. Oi Pat, tudo bem?
    Eu não sei se leria esse livro pois por mais que você tenha falado bem eu já vi diversas críticas negativas e como não me interesso muito por ele fico tentando a não lÊ-lo.

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Li este livro já tem um tempinho, mas achei bem mediano.
    Acho que porque li tantas resenhas positivas, que quando acabei pensei: era isso?
    Sério, não vi nada de mais na história, e não pretendo ler a continuação (pra que? a história acabou certinha...)
    Enfim ótima resenha!

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  20. eu ja tive muita curiosidade de ler esse livro, mas com o tempo desanimei, hoje em dia ele não me chama mais atenção =/

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;