{Resenha 192} Os Instrumentos Mortais 1-2-3 - Cassandra Clare


Boa Tarde! Como comentei na postagem anterior esse e o começo próximo mês são fechamento de semestre na faculdade e acaba que desda semana passada estou tendo provas práticas e teóricas pelo menos duas vezes na semana e estudar para elas esta me deixando com pouco tempo para o blog Ç.Ç Então por enquanto teremos poucas postagens, uma ou duas por semana e as entrevista estão pausadas, mas assim que minhas ferias chegarem, daqui a +/- 4 semanas, o blog vai voltar com as quatro/cinco postagens semanais \o/

Hoje temos a primeira parte da resenha da série Os Instrumentos Mortais, decidi dividir a resenha em duas porque são dois arcos grandes que daria uma resenha muito longa e texto longo é bem chato de ler, pelo menos eu não curto resenhas muito longas.

Os livros resenhados hoje são Cidade dos OssosCidade das CinzasCidade de Vidro da autora Cassandra Clare publicados no Brasil pela Editora Galera Record.
Cidade dos Ossos Cidade das Cinzas  Cidade de Vidro

Resenha
(Sem Spoilers)

Clary Fray é uma adolescente normal que mora em Nova York com sua mãe super protetora e passa seus dias com seu melhor amigo Simon Lewis. No seu aniversario de 15 anos para comemorar, mesmo indo contra sua mãe, ela decidi ir em uma boate com Simon, e lá enquanto dançava com ele Clary repara em uma linda jovem de cabelos escuro que flerta com outro jovem o atraindo para uma sala isolada e depois estranhamente é seguida por outros dois jovens vestidos de preto, enquanto Simons que não conseguiu ver os garotos vai buscar ajuda Clary os segue para ver o que esta acontecendo. Na sala ela se depara com uma estranha cena a garota e os dois garotos que a seguiu estão atacando o outro e quando Clary tenta impedir ela é surpreendida por eles falarem que ele era um demônio. Ninguém mais consegue ver os três, apenas a Clary, assim quando Simon chega com o segurança para ajuda-la eles não veem nada e os três vão embora depois de terem concluído seu objetivo com o demônio.

Voltando para casa tudo que Clary deseja é esquecer Jace, Alec sua irmã Isabelle, os três garotos que só ela conseguia ver, mas isso só dura até o dia seguinte quando sai novamente com Simon e se depara com Jace e quando volta novamente para segurança da sua casa ela esta toda revirada e sua mãe sumida e para piorar uma coisa estranha a ataca, outro demônio como Jace que a seguiu revelou depois.

Assim Clary é jogada em um mundo estranho, o mundo dos Caçadores das Sobras, e enquanto descobre que tudo que sua mãe lhe contou sobre seu pai e seu passado é mentira ela luta para conseguir achar e salva-la e não só a sua mãe como a destruição de muito outros.

A Cassandra conseguiu construir personagens incríveis e não apenas os protagonista como os secundários que hora ganham mais destaque e são bem decisivos, os pontos negativos e os positivos de todos foram bem trabalhados e seus medos os tornaram bem mais reais. Jace, uma garoto lindo que sabe muito bem é sarcástico, inteligente e forte, Alec é o super protetor que faz de tudo para proteger seu melhor amigos e sua irmã, Isabelle é uma garota forte, decidida que ama seu irmão, Simon um nerd fofo, mas que mostra sua força e devoção por Clary quando necessário, além de muitos outros que vão aparecendo e nos conquistam, como Magnus Bane um grande feiticeiro que ira ajudar os caçadores e conquistar um coração.

Durante o primeiro livro, Cidade dos Ossos, a trama gira em torno da busca de Clary pela suas lembranças perdidas, tudo que sua mãe mentiu sobre seu pai e seu passado, descobrindo que todo o mundo dos Caçadores das Sombras esta em risco e ajudando nessa grande ameaça em que sua mãe a envolveu.

Já no segundo livro, Cidade das Cinzas, todo o drama dos romances que se desenvolve entre os personagens esta mais forte e instável, os perigos do mundo recém descobertos estão ameaçando todos que Clary ama, as mentiras que sua mãe contou foram reveladas. Tudo isso se juntou para criar uma continuação que prende o leitor e o atiça para o terceiro livro.

E neste terceiro livro, Cidade de Vidro, o arco iniciado se fecha e grandes revelações e batalhas vão se formando e definindo toda a historia dos protagonistas. Somos levados a novos cenários, como  por exemplo Idris, a cidade dos caçadores das sombras, onde boa parte da trama se desenvolve. Os romances que sofreram bastante no livro anterior ganham novos caminhos e reconciliações fazendo o leitor suspirar e comemorar.

Sem duvida é uma trama de grandes emoções com doses certas de romance e ação, com todo o cenário e mitologia deste novo "mundo" e dos seres sobrenaturais envolvidos bem explorado não deixando aquela sensação de falta de base. Os personagens todos bem desenvolvidos com suas personalidade complexas e seus medos que os tornam reais. E muitas cenas e momentos para torcemos, sentirmos e sofrermos juntos com os personagens.

A narrativa de toda a série é intercalada entre a visão de vários personagens além da protagonista, Clary, dando um dinamismo aos acontecimentos e possibilitando que tenhamos uma visão mais ampla deles. A leitura fluir super leve e rápida, eu li a série inteira em apenas uma semana e os livros são grandinhos com cada um mais de 400 páginas.

Se você assim como eu adora um bom livro que envolve seres sobrenaturais, vampiros, fadas, demônios, e um universo muito bem desenvolvido pelo autor assim como os personagens e seus romances sem duvida essa é uma série que vai adorar  ler *-*

38 comentários:

  1. Olá ,
    Eu realmente gosto de seu post ^^ hehe. Segui o seu blog, siga-me também?

    xoxo
    Obsesión por la lectura/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha curti a resenha *-*

      Excluir
  2. Oiii
    Olha confesso que essa história não flui para mim, eu leio eu tento reler mas não da, eu simplesmente prefiro até o filme ao livro e a série, fazer o que. Mas o que importa e que você curta e isso e notável.

    Parabéns, Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karine, uma pena que ela não funcione para você =/

      Excluir
  3. Oi Jéssica, muito bacana sua ideia de resenha os livros todos de uma vez, até mesmo mais prático, né? Eu nunca quis ler Instrumentos Mortais, infelizmente. Não era aquele livro que me chama e eu ficava louca para ler, mas acabei gostando bastante da premissa dele na sua resenha e resolvi dar uma chance a ele.
    Beijos!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriã, sim, é bem mais prático, agora ao invés de fazer 6 resenhas eu vou fazer só duas e diminuir a chance de dar spoiler *-* Quem sabe agora você dando uma chance não se apaixone pelo enredo também *-*

      Excluir
  4. Confesso que tentei ler instrumentos mortais, mas por algum motivo a leitura não fluiu
    Quem sabe futuramente
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que não tenha fluido, quem sabe no futuro tente ler de novo e dessa vez você não acabe se apaixonando *-*

      Excluir
  5. Olá,

    Ah como eu amo essa série. É linda e perfeita. E preciso dizer que a princípio eu tentei ler Cidade dos Ossos umas três vezes e não conseguia. Mas depois que a leitura fluiu, fiquei super fixada na história e bom, esse mês vou ler o Dama da Meia Noite, então as expectativas estão altas. Gostei da sua resenha dos três livros de uma vez, pensei em resenhar cada um no blog, mas já li eles a alguns anos atrás, então não sei se vou conseguir haha. Lhe desejo excelentes leituras.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivianne, não tem como não se apaixonar pela leitura depois que ela engata neh? <3

      Excluir
  6. Oi, Jéssica!
    Eu gosto muito da coleção IM, tenho todos os livros e também li muito rápido! A história é envolvente, cheia de detalhes incríveis, personagens cativantes e fortes, com convicção de ideais. A trama é abrangente, cheia de reviravoltas, algum drama, suspense, mas muita ação, aventura e romance, Ainda não li as coleções complementares (Príncipe Mecânico, Crônicas de Bane), mas já sei que são tão lacradoras como essa. Ótima indicação! beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nuccia, não tem como não lê-los rápido, a trama te envolve de uma forma que você quer chegar ao final e saber como todos estarão <3

      Excluir
  7. Oiii Jéssica, tudo bem?
    Realmente adorei a ideia de resenhar os três livros juntos <3 porém, é uma série que eu não consigo gostar e nem me interessar de nenhuma maneira, então pularei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana, acho que vou adotar essas resenhas para quando ler outras séries de uma vez também, fica mais prático e não tem chance de sair algum spoiler na resenha *-*

      Excluir
  8. Esse período da faculdade sempre acaba com a gente, ficamos sem tempo pra nada. Eu também não curto resenhas longas, são cansativas e se perdem em adjetivos e informações desnecessárias. Eu conheço a série Os Instrumentos Mortais, mas nunca me interessei pela leitura. Já muitas resenhas, mas realmente não consegui sentir vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre mesmo Ç.Ç Acho que o leitor se perde em resenhas longas, pelo menos eu por mais que ela esteja bem escrita não consigo me focar quando ela esta muito extensa. Uma pena que esse não seja o seu tipo de leitura.

      Excluir
  9. Adorei a resenha. Essa é uma saga que preciso adquirir. Gostei muito do filme, mas a série não me apeteceu. Tenho certeza de que os livros são ótimos e seu texto só me confirmou isso.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você curtiu o filme então se duvida vai amar os livros, eles são muito mais completos e alguns pontos da historia se divergem entre os dois *-*

      Excluir
  10. Oie
    sempre vejo muitos elogios a série, acho que uma das únicas que ainda não leu e não tem muita vontade, gosto muito das capa e pretendo um dia dar oportunidade para a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharina, quem sabe quando você der uma chance para ela não acabe se apaixonando pelo enredo *-*

      Excluir
  11. Que blog lindo! Eu cometi a besteira de assistir ao filme primeiro e não gostei da história, até tentei ler o livro, mas não consegui de jeito nenhum. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Suzana *-* Uma pena que você não consiga lê-lo agora, os livros sem duvida são bem melhores e mais detalhados que o filme *-*

      Excluir
  12. UAU você leu bem rápido,pelo jeito a história empolgou mesmo... no meu caso, tentei ler um trecho do primeiro livro mas a escrita da autora não me ganhou... então desisti da saga... o gênero dela tbm não é minha vibe, não adiantava forçar a leitura, né??? =T

    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela empolgou bastante e eu queria saber como todos acabariam *-* Sou meio impulsiva para ler algumas séries *-* Uma pena que não seja seu estilo de leitura, mas realmente não adianta forçar ler o que não gosta só vai te fazer ter uma experiencia ruim quando poderia estar lendo algo que te agrade *-*

      Excluir
  13. Eu parei de ler na metade do terceiro livro da série, depois disso acho que a escrita dela foi perdendo um pouco o ritmo que estava me agradando e eu fui dando um tempo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que você tenha parado ele, mas quem sabe quando você decidir voltar a ler a série não se empolgue com a leitura novamente *-*

      Excluir
  14. Olá!

    Eu morro de vontade de ler! Tenho a coleção maravilhosa inteira e não tenho o tempo de ler :(
    Todos amam né? Acho impossível não amar esse mundo perfeito que a autora criou!
    Eu já vi o filme e alguns capítulos da nova série, e não gostei! Poxa, mas e não perdi a fé nos livros não! Preciso ler!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa, é horrível quando não temos tempo para ler os livros que queremos neh? principalmente quando estamos com aquela fila de leitura enorme Ç.Ç

      Excluir
  15. Olá! Instrumentos Mortais é uma serie que muita gente adora e eu não suporto. Parei na metade do terceiro livro, enjoei da premissa, Clary é uma das poucas personagens que não suportei. Adorei sua ideia de fazer em duas partes as resenhas, pelo menos não faz de uma por uma! haha

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, uma pena que você não tenha curti =/

      Excluir
  16. Olá! Eu fiquei curiosa pela trama cheia de suspense, com personagens incríveis (inclusive os secundários) e bem construídos e, principalmente, por ter grandes doses de emoção. Só fiquei desanimada por ser uma série com seres sobrenaturais, algo que realmente não consigo ler, por não conseguir imaginar. Mas vou indicar aos amigos que curtem.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla, uma pena que você não curta seres sobrenaturais, eu amo quando os autores os usam de formas originais e bem trabalhadas *-*

      Excluir
  17. Acredita que eu nunca li a série? Vários amigos meus recomendam, mas até hoje não comecei. No entanto acompanhei a série do Netflix e adorei, mesmo tendo váaaarias criticas. Enfim, ainda quero ler os livros. Não sabia que era com a perspectiva de vários personagens, gostei disso, nós ficamos mais inteirados do assunto e conhecemos melhor todos eles.
    Adorei a resenha e boa sorte com os estudos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laury, espero que você consiga lê-la em breve, ela é bem mais detalhada e com vários pontos diferentes que a série, mas as duas são bem legais a sua forma *-*

      Excluir
  18. Adorei seu post! Principalmente porque você se preocupou em dividi-lo de acordo com os arcos da história. Eu ainda estou no segundo capítulo do primeiro livro, mas estou gostando bastante! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monalisa, fico feliz que tenha curtido a resenha *-* Espero que você goste da leitura como um todo, tenho certeza que ela deve estar te empolgando *-*

      Excluir
  19. Oh, como é difícil escrever resenhas sem spoilers! E mais, faculdade acaba com a nossa vida social, que bom que você está conseguindo ao menos um pouquinho conciliar a faculdade com o blog. Já estava afim de ler instrumentos mortais, mas como sabemos, a faculdade não deixa, cof cof :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo logo minhas ferias chegam e eu vou poder dedicar muito mais tempo para minhas leituras e o blog \o/ Espero que você em breve consiga um tempinho para ler a série.

      Excluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;