[Projeto Literário] 1ª Semana – A Poesia do Livro


Boa Tarde!! Hoje eu venho com a primeira postagem do Projeto Literário que eu estou participando, ele foi criado pela Paac dona do blog My Little Garden of Ideas, e o projeto consistem em blogagens coletivas com o tema voltado na maioria das vezes literatura *--*

O primeiro tema é A Poesia do Livro: Todos temos aquele livro que foi importante em alguma fase da nossa vida, que se tornou um livro com o qual você aprendeu algo que te trouxe algo além da simples leitura e história, nos conte qual é esse livro e o que aprendeu com ele, ou em qual fase ele entrou e se tornou importante.

Bom provavelmente é bem clichê eu falar deste livro/série, mas como quando eu li o tema ele foi o primeiro que veio a minha cabeça resolvi usar ele mesmo. Eu não escolhi ele por ser o livro que me trouxe para mundo literário, quem acompanha o blog sabe que eu já falei varias vezes isso, mas sim porque na época que eu comecei a ler a série Harry Potter foi uma leitura em conjunto com minha mãe  e meu irmão e ela de uma certa forma fez com que a gente ficasse mais unidos. 

Imagina três pessoas lendo o mesmo livro em sequencia e sempre um acerando o outro para terminar rápido e não contar spoilers e meu irmão sempre acabava soltando um ou outro porque ele queria conversa sobre o que ele tinha acabado de ler. Além que como crianças que eramos na época, comecei a ler a série com 9 anos +/-, adoramos brincar imaginando lutas de varinhas e coisas do gênero e não conseguíamos não contagiar nossas primos que logo começaram a ler os livros também, pegando emprestado da gente e foi assim que dois deles desapareceram.

Também lembro que os últimos livros ainda não tinha sido lançados e ficávamos contando os dias para eles chegarem, fazendo nossos pais comprarem eles na pré-venda assim que ficavam disponíveis e quando eles chagavam eu e meu irmão sempre acabávamos discutindo para saber que lia primeiro, sendo que ele sempre lia primeiro porque como ele dizia foi ele que pediu para minha mãe comprar o primeiro livro.

Então sem duvida todos os livros do Harry Potter marcaram a minha vida e serão sempre lembrados com carinho principalmente a forma que eles fizeram com que eu e meu irmão ficássemos mais próximos, vou sempre lembra de nós brincando com nossos primos, fazendo varinhas e discutindo de que casas seriamos <3

Até hoje ainda lemos livros juntos, as vezes algum que eu gostei e indico para ele ou algum que escolhemos juntos e sempre ele adoro me encher de spoilers <3

E vocês tem um livro que marcou alguma fase da sua vida e que você sempre vai lembram com carinho? Se tem compartilha sua historia também <3

34 comentários:

  1. Oi lindona, tudo bom?

    Também estou participando desse projeto, ainda não escolhi o meu livro. Adorei a sua escolha, acredito que a grande maioria (e me incluo aqui) tenha começado a pegar o gosto pela leitura com Harry Potter! Adorei <3

    Beijos, Rob
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, vou passar no seu blog e ver qual foi sua escolha *--* Acho que uma geração inteira começou a ler com Hp <3

      Excluir
  2. Olá, tudo bom?
    Que bacana o projeto <3
    E mais bacana ainda a maneira que você foi inserida no meio da literatura.
    Essa leitura em conjunto deve ser realmente muito legal :D
    Hum, eu não sei qual seria o meu livro se fosse fazer isso haahah
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hp é puro amor *--* primeiro livro que me trouxe ao mundo da fantasia

    ResponderExcluir
  4. Jess lindona essa série é um de meus amores literários, tenho camiseta adoro está até velhinha ganhei junto com o livro, lembro que comprei o último livro paguei caro rsss. Como não se encantar por HP hein rsss. Ler em conjunto então é ótimo. beijos

    Joyce​
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que foi bem caro os ultimo mesmo Ç.Ç Não temo como não amar Hp mesmo <3

      Excluir
  5. Ai que legal saber que HP te traz tantas lembranças boas :') Me sinto assim com a saga Crepúsculo (que me fez voltar a gostar de ler), e também com os livros Lolita e Entrevista com o Vampiro. Todos eles vieram pelo incentivo do meu irmão (que não é muito fã de leituras, mas que sempre soube quão ratinha de biblioteca eu poderia ser).

    Mil beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre legal quando os livros que mais gostamos são de indicações de alguém proximo <3

      Excluir
  6. Oi Jéssica!
    Muito legal esse projeto! Eu também escolheria Harry Potter, essa série que me aproximou mais do universo da literatura e da língua inglesa. J. K. Rowling foi uma das grandes responsáveis por minha escolha em cursar Letras e por hoje estar onde estou - fazendo mestrado em literatura inglesa. Foi com Harry Potter que tudo começou, por isso tenho um grande carinho pela obra e pela autora!


    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP trouxe muitos para esse mundo incrível <3

      Excluir
  7. Oi Jess, tudo bem?

    Eu tenho vários livros, pois cada um me tocou de forma diferente em várias etapas da minha vida. Mas vou mencionar um que abriu as portas para literatura: O Diário de Zlata. Este foi o livro que fez eu gostar de ler, onde a partir dele comecei a ler outros livros. Adorei o projeto.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem alguns livros que nos tocam e alguns que serão sempre lembrados por ser nosso incetivo inicial <3

      Excluir
  8. Harry Potter também foi um dos primeiros livros que li (sem ser aqueles com ilustrações e pouco texto) e eu me apaixonei pela história e por leitura... Adorei a escolha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HP foi um dos primeiros livros de muitos e não tem como não ama-lo <3

      Excluir
  9. Ooi! Adorei a sua história. É bem legal quando as pessoas se envolvem com o livro dessa forma e consegue trazer algo para a ~vida real~. Eu acho que não tenho um livro que me toca dessa forma, ou que seja o livro que de fato me inseriu no mundo literário e sinto bastante falta disso.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvane, sempre é bom quando os livros trazem lembranças e momentos para vida real, você ainda vaia char um livro que te toque ou te lembre algo e vai te marcar também <3

      Excluir
  10. Que legal sua história! Até vivi isso, de compartilhar o livro e esperar o próximo, mas com amigas do ensino médio. Uma comprava O Diário da Princesa e as outras 4 pegavam emprestado, uma loucura! Mas com família deve ter um gostinho mais especial.
    Não tive nada marcante assim, por isso me emocionei com seu relato.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente mesmo, eu já compartilhei livros com algumas amigas, mas com a família é algo que te trás momentos bons que pelo menos eu vou lembrar para sempre *--*

      Excluir
  11. Harry Potter marcou muitas vidas <3
    mas se tiver que pensar em um livro de aprendizado, o primeiro que vem na minha mente é Extraordinário. Esse é uma história que indico a todos, sem qualquer contra indicação.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcou mesmo <3 Ainda não li Extraordinário, mas pelos diversos comentários positivos iguais ao seu que todos leem dão fico morrendo de vontade de lê-lo.

      Excluir
  12. Se fosse o meu irmão ele não teria sobrevivido tanto tempo me contando spoilers... rs... ou pelo menos ia perder o direito de ler primeiro pelo resto da vida! hehe... Achei muito legal essa sua experiência de leitura de livros em comum dentro da família, infelizmente nunca passei por isso porque na minha família é muito difícil convencer alguém a ler... amo Harry Potter!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que eu goste dos spoilers dele, e eu sempre acabo dando o troco contando sobre as séries que ele assisti *--*

      Excluir
  13. awnn <3 cara muitas coisas marcaram minha vida e em diversas fases.
    nem sei por onde começar, mas harry potter com certeza foi uma delas.
    adorei viu e achei legal sua relação com seu irmão. queria ter um ;w;
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Adorei o projeto. Convenhamos que H.P marcou muitas vidas! Gostei da sua escolha. Eu acho muito importante nos lembrarmos com carinho aqueles livros que nos marcaram. São tantas histórias, tantas emoções. Parabéns pelo post.

    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  15. Oi Jess,

    Adorei conhecer esta sua história e ler coletivamente deve ser muito interessante. Bom alguns livros marcaram fases da minha vida. Ensaio sobre a Cegueira de José Saramagofoi muito importante em uma fase em que fazia terapia, no final da Faculdade de Psicologia e a analista que me atendia pediu para eu ler esta obra, jamais me esquecerei dos ensinamentos que ela me trouxe. Outro livro maravilhoso que li e jamais me esquecerei de Ilusões do Richard Bach e não me julgue... amei e amo tudo que tem no Alquimista de Paulo Coelho, este livro me propiciou maravilhosos momentos de reflexão.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tania, eu quero muito ler Ensaio sobre a Cegueira, já até procurei na biblioteca da facul, mas como eu ia entrar de ferias resolvi deixar para pega-lo agora em agosto quando volta as aulas *--* Os outros dois eu não conheço, mas para ter marcarem devem ser bons então vou procurar um pouco sobre eles e quem sabe lê-lo =)

      Excluir
  16. Oi Jessica, tudo bom? Adorei seu texto, não só por você ter escolhido falar de HP, mas também porque ficou bem escrito;
    Deve mesmo ter sido uma ótima experiência ler o livro em conjunto com sua mãe e seu irmão e é uma pena que seus primos não tenham devolvido dois de seus livros hauehaueh
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que você tenha gostado dele *--* uma pena mesmo, mas agora pretendo compra o box com as novas capas que a rocco esta lançando <3

      Excluir
  17. Olá, tudo bem?

    Gostei muito do projeto e e amei o texto, Harry Potter nunca será considerado clichê ou modinha, pois ele faz parte da nossa geração de leitores. A Pedra Filosofal tem uma das frases que mais amo de todos os livros, e que eu vou usar em uma tatuagem, que é "Não vale a pena mergulhar em sonhos e esquecer de viver". Parabéns pelo post.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, essa frase é linda e vai ficar bem legal na sua tatuagem *--*

      Excluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;