[Resenha #127] Mathilda Savitch - Victor Lodato


Bom Dia!!! Hoje temos a primeira resenha do mês, comprei Mathilda Savitch já faz algum tempo em uma promoção do submarino, sua capa meio sombria e a sinopse consegui me conquistar e eu esperava um livro com um bom drama e um pouco sombrio, mas infelizmente não foi isso que eu encontrei como poderão ver na resenha a seguir.

Titulo: Mathilda Savitch
Autor: Victor Lodato
Quantidade de Páginas: 312
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance /  Infanto-Juvenil
Ano de Lançamento: 2014
Preço: Livro Físico R$29,00
ISBN: 9788580571639
Skoob: Clique Aqui 
Sinopse: Mathilda Savitch tem conflitos que extrapolam as dores comuns da adolescência: sua irmã mais velha foi brutalmente assassinada, jogada na frente de um trem por um desconhecido. Com os pais enlutados pela tragédia familiar e pela angústia de uma nação em guerra contra o terrorismo, Mathilda decide usar a maldade para chocá-los e tirá-los do estado catatônico. Eleito o melhor livro de 2009 pelo The Christian Science Monitor, pela Booklist e pelo The Globe and Mail, o romance de formação Mathilda Savith marca a estreia do poeta e dramaturgo Victor Lodato na literatura e retrata, de maneira impressionante, a vulnerabilidade e a aparente ousadia adolescente.


Resenha
Medo é algo que não existe para Mathilda Savitch: ela encara coisas que a maioria das pessoas prefere nem mencionar. Assim, inicia uma investigação que expõe tudo o que a irmã possuía de mais secreto - e-mails, cadernos, qualquer coisa que sua determinação e astúcia consigam encontrar - no momento em que todos a seu redor querem apenas esquecer a dor. No entanto, o que ela não sabe é que precisará arriscar muito, e deixar para trás tudo o que ama, a fim de descobrir a verdade.

Há quase um ano Helena, a irmã mais velha de Mathilda, foi brutalmente assassinada sendo jogada por um desconhecido na frente de um trem, seus pais desde então estão de luto e não são mais as mesmas pessoas, a dor da perda os consomem.

Se já não fosse ruim ser muitas vezes esquecida por seus pais, Mathilda tem que lidar com as noticias de terrorismo que aparecem nos jornais e pairam sobre sua mente levando-a a questionamentos sobre a vida e a guerra. Para piorar ela esta na fase de entrada na adolescência e tudo ao seu redor não faz mais tanto senti, suas brincadeiras com sua melhor amiga, Anna, não são mais as mesmas e o seu vizinho Kevin esta despertando seu interesse de uma forma diferente.

Ao mesmo tempo que tudo isso acontece esta chegando o aniversario de morte de Helena e ela pretende chocar seus pais, quem sabe eles saiam do luto, e descobrir o que levou Helena a morte, o que será que ela fazia na estação de trem e aonde ela pretendia ir?

Mathilda Savitch consegue nos conquistar pela sinopse, capa sombria e curiosidade sobre o que a protagonista causará, mas falha em suprir nossas expectativas pois somos levado a mente atordoada de uma jovem que muitas vezes não consegue fazer sentido ao lermos. Muitos acontecimentos não se relacionam com outros na historia e acabam avulsos e mal trabalhados.

O livro é narrado em primeira pessoa e isso por uma mente atordoada de uma jovem que acabou de perder a irmã, que amava e odiava, fazendo com que pareça ser bipolar ou até mesmo esquizofrênica em alguns momentos onde acha que todos são atores e estão interpretando ou alguém a esta a seguindo.

Mesmo assim não deixa de ser uma narrativa fluida, dramática em alguns pontos e até mesmo fria, mostrando como uma família lida com o luto e as atitudes desconectas e revoltosas da protagonista. O autor até certo ponto conseguiu construir uma boa historia, mas como já comentei poderia ter sido bem melhor trabalhada em algumas, mas não deixa de ser uma leitura valida.

A editora Intrinsica fez um ótima trabalho de revisão do livro, eu pelo menos não achei nenhum erro de revisão, a diagramação esta simples, com letras em um bom tamanho e as folhas amareladas. Porem a capa não me agradou levando em conta a historia do livro em si, Mathilda não é ruiva, Helena sim, mas acho que deveria ser a protagonista na capa por o livro levar seu nome.

Nota:
(Bom)

62 comentários:

  1. Achei super interessante a sinopse, mas ao ler sua resenha fiquei bem chateada. É uma pena que o autor não tenha conseguido trabalhar bem a história, pq o tema é maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, o tema é realmente legal e eu pela sinopse também estava bem empolgada, mas infelizmente o autor não conseguiu alcançar minhas expectativas Ç.Ç

      Excluir
  2. Poxa, achei a premissa bem legal, realmente é um livro que promete, mas pela sua resenha acaba não cumprindo, por causa dos furos. Caso eu tenha a oportunidade de ler, vou tentar buscar mais pontos positivos, pois acho a leitura válida. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gleyse, ele pelo menos no meu ponto de vista realmente não cumpriu o prometido pela sinopse. Quem sabe você não consiga gostar mais do que eu dele neh? =)

      Excluir
  3. Apesar dos pontos negativos que você mostrou na resenha e da perspectiva não alcançada eu gostaria de ler o livro e refletir sobre ele.
    Concordo com você sobre a capa. Nada a ver não ser a protagonista nela.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Déborah, espero que você possa lê-lo e que goste mais dele do que eu, eu me incomodo bastante com essas coisas relacionadas as capas...

      Excluir
  4. Oi, Jessica!
    Engraçado como a Intrínseca tem livros que são pouco conhecidos. Esse aí nunca tinha ouvido falar. Gostei da capa, mas a sinopse n me atraiu. E ainda com a opinião não tão boa prefiro não me arriscar.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giulia, as vezes a gente descobre alguns livros perdidos da editora <3 Se a sinopse já não te atraiu realmente não acho que você gostaria da leitura...

      Excluir
  5. Já vi esse livro algumas vezes, pensei em comprá-lo em promoções no Submarino, mas já li resenhas, como a sua, em que os leitores alegam o mau desenvolvimento da história pela autora e me desanimei em ler.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu comprei ele em uma dessas super promoções do Submariono sem ler resenhas e talvez seja por isso que me decepcionei...

      Excluir
  6. Achei a capa linda e se fosse só por ela talvez eu leria mas as premissa do livro não me atraiu muito.

    http://mylittlegardenofideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo, mas o enredo carece de um melhor desenvolvimento =)

      Excluir
  7. Comprei esse livro há um tempão, e ainda não li, aliás, essa é a primeira resenha que leio. Não sabia sobre o que era a trama, mas comprei pelo preço, sabe? hahaha Coisa de leitora compulsiva mesmo. :P Agora sabendo quero muito ler!
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dessa, também comprei pelo preço =)

      Excluir
  8. Olá Jéssica! Paguei 5,00 nesse livro na Bienal do Livro, quando tirei da embalagem em casa vi que varias folhas estavam em branco. Entrei em contato com a editora e eles trocara, mas não li ainda.
    Que pena que o livro não te agradou, creio que por ser narrado pela personagem é comum ter essas confusões. Mesmo não te agradando tanto, tenho curiosidads em ler :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, espero que você curta mais a leitura do que eu =)

      Excluir
  9. Oii Jéss, tudo bem com você?
    Eu já quis comprar esse livro e desisti, a capa não havia me atraído, mas eu não havia lido a sinopse até agora, haha, e achei interessante, apesar de você mencionar alguns pontos negativos, ainda assim foi uma boa leitura. Da próxima vez darei uma chance a ele.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de sim, quem sabe você não acabe vendo mais pontos positivos do que eu =)

      Excluir
  10. Oi Jéssica!
    É muito chato quando um livro não alcança nossas expectativas né? Já quase comprei esse livro várias vezes, mas acabei nunca o fazendo por não ter tanta curiosidade assim em lê-lo. Mas sua resenha está muito boa! Você soube ser bem clara quanto aos pontos positivos e negativos do livro. Parabéns.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, fico feliz que tenha gostado da mina resenha, tentei mostrar que ele além dos pontos negativos foi uma leitura valida =)

      Excluir
  11. Olá =)

    Que pena que o livro não te agradou, bem ruim quando isso acontece. Não conhecia o livro ainda, mas depois da sua resenha fiquei com um pé atrás sobre ele. Não sei se me interesso tanto em ler. Gostei da sua resenha, deixou bem explicado os motivos de não ter gostado do livro.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rob, realmente é bem chato quando somos decepcionados por uma leitura =/

      Excluir
  12. Olá!
    Eu adorei a premissa e estou tentada a ler esse livro haha mesmo que tenha pontuado alguns pontos negativos, eu achei bem interessante o enredo. Vai que eu vejo algo que não viu, né? Muito boa sua resenha.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia, quem sabe você não achei mais pontos positivos e goste mais da leitura do que eu? De uma chance a ele sim *--*

      Excluir
  13. Gosto de mentes atordoadas, senti certo fascínio pela história de Mathilda... Saber lidar com o luto em algumas culturas ou religiões é algo bem complexo, realmente gostei bastante da ideia do livro e queria lê-lo.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, acho então que você gostaria mais da leitura do que eu =)

      Excluir
  14. Oii tudo bem?
    não gostei da história de Mathilda rs!
    como todo livro há pontos negativos e positivos. eu gostei da capa uma pena não ter te agradado rs !
    beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, acho sempre legal trazer esses pontos negativo e positivos, uma pena que a historia não seja o seu tipo de leitura =)

      Excluir
  15. Olá; a capa e o título são bem interessantes. Pela sinopse e, mesmo com os pontos negativos que você ressaltou, ainda fiquei curiosa para saber se a protagonista conseguiu ou não descobrir alguma coisa sobre a morte da irmã.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não vou contar se ela consegue ou não, mas pelo menos a autora trás esse tema e não o deixa largado mesmo eu não gostando da forma que ela o finalizou =)

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?

    Apesar de ter achado a capa mega chamativa e diferente, ter a narrativa em primeira pessoa feita por uma pessoa tão perturbada me parece algo que seria bem tedioso de se ler, mesmo que a narrativa da autora seja fluida. o/

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, a capa realmente é mega chamativa *--* não chega a ser tedioso, mas confuso...

      Excluir
  17. Oi, Jess. Tudo bem?

    Comprei ano passado esse livro na Black Friday e também o que me chamou a atenção foram a capa e sinopse, mas comprei o livro para promoção de aniversário do blog. Enfim, uma pena que a leitura não tenha te agrado por completo. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, também comprei nesta época, estava com um ótimo preço <3

      Excluir
  18. Oi,
    Sempre que vejo essa capa fico com a sensação que a história realmente é de medo, mas nunca pensei em ler, sua resenha é a primeira que leio dele por sinal.
    Um tanto diferente e curiosa essa narrativa, acho que o ponto de vista que o autor quis mostrar o leitor poderia ser um grande acerto, mas pelo que li não foi, a leitura ficou um pouco mais complicada e confusa.
    Parabéns pela resenha e pelo ótimo trabalho da editora, mas por enquanto passo a leitura.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, a capa da esta impressão mesmo, se o autor tivesse desenvolvido melhor poderia ter sido um grande acerto mesmo.

      Excluir
  19. Que chato isso de alguns acontecimentos não se relacionarem com outros e ficarem mal trabalhados... Essa história de mente atordoada normalmente me atrai, mas não tinha gostado da sinopse e depois da sua resenha concluí que não quero ler mesmo. Amava a capa, mas só de saber que a protagonista não é ruiva não gosto mais tanto assim... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, sim isso tira um pouco do charme da capa...

      Excluir
  20. Oii, tudo bem? Gostei da resenha. Li esse livro faz um tempinho e AMEI. Gosto desse tipo de livro, com personagens frios, esquisitos e distantes, não foge muito da realidade. Me identifiquei com a Mathilda.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabrielly, é bom saber que outras pessoas gostaram mais do que eu *--*

      Excluir
  21. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem?
    Esse livro já esteve muito barato no submarino, eu lembro dele. Mas sabe, ele nunca chamou minha atenção. E agora lendo sua resenha, eu percebi que ele tinha muito potencial, pena que não foi bem aproveitado. Agora que confirmei minha impressão confesso que não tenho vontade de lê-lo.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, ele sempre entra em promoção no submarino e foi em uma dessas promoções que comprei.

      Excluir
  22. Adorei a sua resenha, acho que preciso dar uma chance a esse livro, pois me interessei muito pela história.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiiiii.
    Eu comprei esse livro ano passado, mas esqueci de pagar o boleto. Lembro de ter comprado pelo preço, ele estava 5 reais se não estou enganada, mas agora eu quero comprar o livro por causa da história;
    Amei a resenha, e confesso que eu não sabia do que o livro se tratava até agora.
    Adoro personagens problemáticos, bipolar, conturbados. ADOREI saber que o livro é narrado em primeira pessoa, vai ser interessante estar na cabeça da Mathilda.
    Amei a resenha.
    beijos

    Coleções Literárias
    Participe do Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você gosta deste tipo de personagens acho que pode gostar do livro *---*

      Excluir
  24. Oi Jéssica, tudo bem?
    Tenho esse livro na estante faz um tempinho, mas vejo tantas resenhas negativas que acabei desanimando. Uma pena quando o autor não trabalha melhor a história e achei péssimo a capa ter uma menina ruiva mesmo contendo o nome da protagonista que não é ruiva.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucia, esse detalhe tira o charme da capa mesmo...

      Excluir
  25. Olá!
    Adorei sua resenha!
    Sempre vejo esse livro em promoção no sub e fico curiosa. Mesmo com as suas ressalvas acho que darei uma chance na proxima vez que o encontrar em promoção. Achei a protagonista bem interessante!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, ele sempre esta em promoção mesmo, se acho interessante e uma chance sim =)

      Excluir
  26. Eu já li algumas resenhas desse livro, mas eu confesso que todo mundo me desanima na leitura desse livro. Eu achei o enredo legal, mesmo não sendo o meu tipo de leitura. Acho que eu vou arriscar pra ver o que eu acho.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora, se gosto do enredo de uma chance sim =)

      Excluir
  27. Oi Jéssica.
    Não achei essa proposta inovadora, muito pelo contrário, essa premissa tem se tornado muito comum. Então não pretendo ler Mathilda que tem mais pontos negativos do que positivos.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty, realmente esse tipo de historia de luto vem sendo bem comum mesmo...

      Excluir
  28. Oi Jessica,
    não sendo um livro com uma drama diferente, pode parecer faltar. Mas gostei muito da premissa e me interessei pelo mistério sobre a irmã correr atras de uma solução tanto para os pais quanto para o leitor em si que esta lendo.
    Mas é difícil quando o autor(a) não consegue encaixar bem os acontecimentos, talvez isso seja para o proposito de que se trata de uma adolescente a procurar, contudo, ainda sim deveria ser mais esclarecedor e não deixar o leitor confuso.
    Gostei da capa, mesmo que não seja a personagem.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, sim faltou ser melhor elaborado...

      Excluir
  29. Oi Jess!
    a história do livro me interessou, mas uma pena que o livro não alcançou sua meta, adorei a resenha, me mostrou as dúvidas que tenho quando pego uma obra. Livros em primeira pessoa me irritam as vezes, porque só temos um ponto de vista e além disso temos que lidar com a personalidade do personagem o tempo todo, isso limita as vezes, quando o personagem é meio desconexo (como parece ser o caso), achei interessante a ideia dela querer chocar para trazer os pais do luto, que deve ser um estado bem letárgico...
    Quanto a capa, não gostei, sei lá... também concordo que deveria ser a protagonista na capa, não a irmã ruiva, achei que a mensagem ficou confusa assim <3
    um beijão!
    Pan's Mind
    Sombras da Morte (Wattpad)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pandora, também me irritam um pouco narrativas em primeira pessoa com protagonista meio confusos, realmente a capa apos ler o livro perdeu um pouca da beleza dela...

      Excluir
  30. Wow, eu sempre vejo resenha negativa sobre esse livro. Adorei a sua, foi bem completa e esclarecedora. Eu gosto de personagens que tenham problemas, quanto mais perturbado melhor pra mim., por isso curti tanto sua resenha.
    Adorei.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angel, quem sabe você não acabe então gostado mais da leitura do que eu =)

      Excluir
  31. Oie, tudo bom?
    Esse livro sempre aparece nas promoções de livros e nunca dei nada por ele. Achei a premissa interessante por causa da protagonista e sua sanidade duvidosa. Esse lance de uma irmã morrer e guardar segredos da outra irmã me lembra um outro livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, ele esta sempre em promoção mesmo *--*

      Excluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;