20/02/2015

[Resenha #108] O Guia do Mochileiro das Galáxias


Bom Dia!! Hoje temos a segunda resenha de um livro lido este mês \o/ O Guia do Mochileiro das Galáxias foi escolhido para o tema do mês de Fevereiro do desafio I Dare You, além de também entrar no desafio Reading Challenge 2015 na categoria 7. Um livro com personagens não-humanos, ele nos apresenta vários personagens que não são humanos já que se passe em sua maioria no espaço.

O Guia do Mochileiro das GaláxiasTitulo: O Guia do Mochileiro das Galáxias
Autor: Douglas Adams
Quantidade de Páginas: 160
Editora: Arqueiro
Gênero: Literatura Estrangeira / Ficção Cientifica
Ano de Lançamento: 2010
Preço: R$19,90 - Valor sem Promoção e de Livro Unitário (Compre Aqui)
ISBN: 9788599296943
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: O Guia do Mochileiro das Galáxias - Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.


Resenha:
Arthur Dent um belo dia acorda e vê que do lado de fora tem tratores esperando para demoli sua casa e em uma atitude desesperada ele se deita na lama enfrente a sua e ao trator para impedir que esse venha a demolia a sua casa, depois de algum tempo ali deita seu amigo Ford Prefect aparece e os convoca para ir ao bar e beber alguma coisa com ele enquanto ele faria uma revelação importante, de uma forma estranha ela caba conseguindo convence-lo a se levantar e ir ao bar e lá Ford conta que é um alienígena e que a Terra será destruída em poucos minutos.

Ford junto Arthur antes que a Terra seja destruída acaba pegando uma carona na nave alienígena que esta incumbida da missão de destruição, só que eles entram e forma clandestina com ajuda dos seres que ficam na cozinha da nave e a partir deste ponto começa a louca e sem noção da aventura dos dois que os levara a um plane que é considerado uma lenda, como a nossa Atlântida.

"Arthur Dent, sentado, tremia. Não fazia ideia do que o estava esperando, mas não tinha gostado de nada que acontecerá até então, e não achava que viria coisa melhor." Página 55

Esse é o tipico livro que é tão sem noção que você acaba se perdendo em alguns nomes e acontecimentos bizarros e mesmo o enredo te prende do começo ao fim. O livro possui um humor sarcástico e que faz varias criticas a sociedade e a forma como vivemos e isso nos diverte um pouco.

Tenho que admitir que no começo não consegui acompanhar muito bem a historia, alguns personagens e acontecimentos provam que o autor possuía uma imensa criatividade e para acompanha-lo temos que usar e abusar da nossa imaginação e mesmo assim da para ser perder fácil.

"— Meu Deus — reclamou Arthur —, você fala de atitude mental positiva, e olhe que seu planeta nem foi demolido. Eu acordei hoje achando que ia passar um dia tranquilo, ler um pouco, escovar meu cachorro... São só quatro da tarde e já estou sendo expulso de uma espaçonave extraterrestre a seis anos-luz do que resta da Terra! Começou a engasgar porque o vogon apertou com mais força." Pagina 58

A narrativa é bem fluida e nos da a perspectiva de vários personagens diferentes da historia. A diagramação esta bem simples, as folhas são amarelas e a fonte esta um pouco menor do padrão da maioria dos livros, a capa esta combinando perfeitamente com a historia e os elementos nela lembram ao enredo.

Mesmo tendo me perdido um pouco no enredo eu vou continuar lendo a serie e recomendo esta leitura que além de prender o leitor e super rápida e pode ser lido em uma tarde de tédio.

  

Nota:

(Bom)

26 comentários:

  1. Oooi Jéssica!!

    Eu ainda não li esse livro, mas vejo que muita gente curte. Até pensei em comprar em uma promoção do submarino, mas acabei desistindo. Uma pena que você não conseguiu se concentrar no inicio, mas espero que a leitura melhore ao decorrer da série :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, eu comprei a coleção em uma dessa promoções <3 Também espero *--*

      Excluir
  2. Pela resenha não gostei muito. Não é bem meu estilo de livro sabe?

    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, também não faz o meu estilo habitual de leitura, mas mesmo assim vou ler os demais =)

      Excluir
  3. Nunca li o livro mas me parece interessante.Adorei a resenha <333
    Beijos
    http://heartbyheartfic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laah, espero que tenha a chance de lê-lo =)

      Excluir
  4. oiiiiii, eu já i bastante comentarios sobre essa serie, e dis que ela promete grandes emoções, kkkk, sem falar que as capas de toda a serie são bem fofinhas,

    Dá Uma Passadinha Por Lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jéssica!! Eu amo essa série, e te digo... o primeiro não é necessariamente o melhor. As histórias ficam muito mais insanas depois, brincando com a hipocrisia da sociedade de uma forma absolutamente cáustica. Eu descobri que existe até o filme desse livro, que é, por sinal, bem divertido e irônico também. Douglas Adams é considerado um dos caras mais geniais da literatura, justamente por conseguir retratar com tanta graça toda a demência que nos cerca... :) Boa resenha! Vou procurar acompanhar seu blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fabiano, também descobrir esse dias sobre este filme e espero conseguir assisti-lo esse próximo fim de semana *--*

      Excluir
  6. Oi, Jéssica!
    O livro é bem fininho, né!? Então deve ser uma leitura rápida.
    Mas não curto muito quando não consigo acompanhar a historia.
    Esse lance de se perder no enredo, não é lá muito animador. rsrs

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  7. Eu morria sem saber que o livro é tão pequeno assim rs. Nunca me interessei pela série e depois da sua resenha, continuo sem me interessar. Não curto muito histórias com alienígenas e parece ser super sem noção hahah
    Deixo passar.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Realmente, esse livro parece bem criativo e uma aventura fantástica :3
    Mas não sei se tô num momento pra ler algo do tipo, então deixo passar a leitura.
    Abraço!
    Visita lá o Bookmore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem criativo, quem sabe algum dia não tenha mais vontade de lê-lo =)

      Excluir
  9. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem?
    Eu tenho uma amiga que fala muito bem dessa série. Eu sei que parece uma história estranha, sem pé nem cabeça, mas ela garantiu como você mesma percebeu, que existe toda uma crítica por trás, que torna o livro um clássico.
    E gostei de saber que apesar de toda essa crítica ele é bem leve e divertido. Eu já tenho e quero muito ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila =) tem mesmo essa critica que faz valer a leitura.

      Excluir
  10. Oi, Jéssica! Eu acho que não vou gostar do livro, mas preciso tirar um dia pra ler pelo menos esse primeiro e ver se a escrita do autor me agrada. Tanta gente fala do Douglas que eu me sinto fora da caixinha. Essa coisa de muita criatividade me faz sentir meio burrinha, porque geralmente não consigo acompanhar, sequer entender os motivos de o autor ter escrito. Deu pra entender o que tentei dizer? rs
    Mas enfim... um dia eu compro e leio O Guia.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giulia, bastante gente fala dele mesmo e isso também foi um dos motivos que me levaram a lê-lo =)

      Excluir
  11. Olá... tudo bem?
    Bom eu não tenho vontade de ler nenhum dos livros da série... não chama minha atenção... a sua resenha destacou alguns pontos e percebi que não te cativou em outros... esses seriam livros que eu não compraria... e nem com tédio eu leria minha flor... já tive com o primeiro exemplar nas mãos e realmente percebi que não é a minha... e mesmo que você tenha se perdido na história...você quer continuar lendo e espero que nos demais livros você consiga compreender mais a história... xero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana, que pena que não faz seu estilo de leitura =/ Quem sabe outra resenha do blog não tenha uma melhor dica para você =)

      Excluir
  12. Ola Jess um dos poucos temas que não me atrai são alienígenas , não adianta não fluiu, mesmo com tantos elogios a essa série. Vou deixar passar a leitura. Fico feliz que tenha apreciado a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce, que pena que você não gosta do tema =/

      Excluir
  13. Faz tempo que quero ler esse livro e inclusive tenho ele aqui, mas agora fiquei com muito medo de ficar perdida durante a leitura, odeio essa sensação. Por outro lado, o humor sarcástico e as perspectivas de vários personagens diferentes me animaram... rs... espero conseguir encaixar na fila aqui, sei que você disse que é uma leitura rápida, mas com tantos livros de parceria pendentes fica complicado parar para ler os livros que comprei.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju, quem sabe você não consiga acompanhar melhor do que eu a leitura =)
      Parcerias sempre acabam ficando na frente da fila mesmo...

      Excluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;